WhatsApp Pay
Nesta segunda-feira (15), o WhatsApp anunciou que o Brasil será o primeiro país do mundo a utilizar o serviço de pagamentos dentro da plataforma.
A novidade, que vem sendo testada na Índia, permite realizar compras no mensageiro ou enviar dinheiro para contatos.
Os pagamentos feitos pelo WhatsApp são oferecidos pelo Facebook Pay. Se quiser saber mais sobre o WhatsApp pagamentos continue lendo.
1. O que é o WhatsApp Pagamentos?
O WhatsApp Pagamentos é uma nova modalidade para transferências de valores no WhatsApp. Através do recurso, usuários poderão receber e enviar dinheiro para amigos e familiares, além de efetuar pagamentos de produtos e serviços de empresas no WhatsApp Business. O serviço de transferências é realizado pelo Facebook Pay, portanto, é necessário configurar um cartão de débito ou crédito na plataforma para utilizar o serviço de pagamentos do WhatsApp. Os pagamentos podem ser consultados a qualquer momento na aba "Pagamentos", em "Ajustes" no menu de configurações do mensageiro.
2. Como funciona o WhatsApp Pagamentos?
Para usuários de contas pessoais, podem realizar até 20 transacções por dia. O WhatsApp também não cobra tarifas pelas transferências entre contas pessoais, nem para pagamentos de compras realizadas em empresas no WhatsApp Business. Já para as empresas cadastradas no WhatsApp Business, não há limite nos valores de transacções, mas o mensageiro cobra uma taxa de processamento por vendas, que é fixada em 3,99%.
As transacções aparecem no extracto bancário como "FBPAY *WA" ou "FBPAY -WA", seguido pelo nome de quem recebeu o dinheiro. Usuários podem conferir o histórico de pagamentos pelo WhatsApp para conferir o status das transferências, com indicações como "Solicitado", "Processando", "Pendente", "Efectuado", "Não efectuado" e "Expirado".
3. WhatsApp Pagamentos é seguro?
Como as informações sobre pagamentos precisam ser repassadas às instituições financeiras, as transacções não podem ser protegidas com criptografia de ponta-a-ponta, mas o WhatsApp garante que todos os dados fornecidos são armazenados em uma rede altamente segura, e todas as informações concedidas ao WhatsApp possuem criptografia entre os servidores do aplicativo e o celular do usuário.
Além disso, o Facebook recomenda que informações como o código de confirmação do WhatsApp, o PIN do Facebook Pay e códigos de verificação não sejam compartilhados com terceiros. Para maior segurança, a autenticação em dois factores também pode ser activada, bem como o reconhecimento facial e biométrico ao abrir o app.
Comentários
Enviar um comentário