[5 dicas] O que fazer quando o computador está muito lento? Veja como resolver

 No vídeo vais aprender o que fazer quando o computador está muito lento com nossas 5 dicas simples e práticas que você pode fazer sem ajuda de um técnico.


Existem poucas coisas mais frustrantes do que o computador que trava e não responde a nossos comandos quando necessário. Mas, o que fazer quando o computador está muito lento?

Se não tem muito tempo que seu computador funcionava perfeitamente, então o que será que pode ter mudado nesse período?

Claro, você poderia apenas perder a paciência e dar uns socos no seu computador. Mas antes de gastar uma fortuna em um computador novo, você poderia tentar consertá-lo sozinho, certo?


O Windows tende a desacelerar com o tempo, portanto, se o seu computador estava funcionando bem antes, mas agora diminuiu a velocidade, provavelmente é um problema do sistema operacional.

Com os seguintes passos você vai saber exactamente o que fazer quando o computador está muito lento.


1- Encontrar os programas sugadores de recursos

Seu PC está lento porque algo está usando seus recursos.


Se, de repente, a execução for mais lenta, um processo de fuga pode estar usando 99% dos recursos da CPU, por exemplo.

Para descobrir, abra o Gerenciador/Gestor de Tarefas. Você pode clicar com o botão direito do mouse na sua barra de tarefas e seleccionar a opção “Gerenciador/Gestor de Tarefas” ou pressione Ctrl + Shift + Esc para abri-lo.


No Windows 8, 8.1 e 10, o novo Gerenciador de Tarefas fornece uma interface actualizada que informa com uso de cores os aplicativos que estão usando muitos recursos.


Clique nos cabeçalhos “CPU”, “Memória” e “Disco” para classificar a lista pelos aplicativos que usam a maioria dos recursos.


Se algum aplicativo estiver usando muitos recursos, convém fechá-lo normalmente. Se não for possível, seleccione-o aqui e clique em “Finalizar tarefa” para forçar o fechamento.


2- Desactivar programas que iniciam com o Windows


Após você identificar na dica anterior, os aplicativos que você normalmente não precisa usar assim que o Windows inicia, você pode desactivar sua inicialização automática de uma vez por todas.


Isso evita que esses aplicativos sejam iniciados junto com o Windows economizando memória e uso de CPU, além de acelerar o processo de inicialização.


No Windows 8, 8.1 e 10, há um gerenciador de inicialização no Gerenciador de Tarefas que você pode usar para gerenciar seus programas de inicialização.


Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecione “Gerenciador de Tarefas” ou pressione Ctrl + Shift + Esc para iniciá-lo.


Clique na guia Inicializar e desactive os aplicativos de inicialização que você não precisa.


O Windows lhe informará quais aplicativos atrasam mais o processo de inicialização. Esse é um dos principais passos de o que fazer quando o computador está muito lento.


3- Verificar Malware e Adware


Também há a chance do seu computador ficar lento porque um software mal-intencionado está diminuindo a velocidade e sendo executado em segundo plano.


Um software que interfere na sua navegação na Web para rastreá-lo e adicionar anúncios adicionais, por exemplo.


Para ficar mais seguro, verifique sempre seu computador com um programa de antivírus actualizado.


Você também deve verificar com algum programa específico contra malware, que captura com mais precisão que a maioria dos programas de antivírus que tendem a ignorar algumas ameaças.


6- Liberar espaço em disco


Se o seu disco rígido estiver quase cheio, o seu computador ficará visivelmente mais lento.


Você precisa deixar algum espaço para seu computador trabalhar.


Para isso você não precisa de nenhum software de terceiros. Basta executar a ferramenta Limpeza de Disco incluída no Windows. Isso já pode ajudar bastante.


7- Desinstalar programas que você não usa


Seguindo a ideia de liberar espaço em disco, abra o Painel de Controle, encontre o ícone “Desinstalar um Programa”. Lá estará uma lista de programas instalados que você poderá decidir por desinstalar, caso não use com frequência e não precise no seu PC.


Isso pode ajudar a acelerar o seu PC, pois, esses programas podem incluir:


processos em segundo plano;

entradas de início automático;

serviços do sistema;

entradas no menu de contexto e outras coisas que podem tornar o seu PC mais lento.

Fazendo isso você também economiza espaço em seu disco rígido e melhora a segurança de informação do sistema.


E se nada adiantar?

Se mesmo seguindo todas essas dicas você continuar sem saber o que fazer quando o computador está muito lento, talvez seja hora de solicitar apoio profissional.


Gostou? CURTA, COMENTE E COMPARTILHE!




Comentários